O corpo nu é talvez o tema mais amplamente reconhecido no artesanato. Da Introdução ao mundo de Vénus, de Botticelli, ao Ponto de partida do mundo, de Courbet, são inúmeras as traduções da nudez feminina no ecrã.
Ao longo do tempo, os indivíduos despiram-se por motivos práticos, como o trabalho, o exercício e a lavagem. No entanto, a relação da nudez com as transgressões em relação à sexualidade começou com as ordens sociais judaico-cristãs.
Introdução de Botticelli ao mundo de Vénus
A Introdução de Vénus e a sua peça companheira, Primavera, estão entre as criações artísticas mais conhecidas do mundo. Os dois retratam temas do folclore antigo num âmbito fantástico, algo até então incompreensível na obra renascentista.
A obra de arte foi decifrada de diversas formas. Habitualmente, tem sido visto como uma história moral de adoração a Deus e à humanidade. As suas mulheres nuas foram decifradas como uma imagem de riqueza e sexualidade.
Botticelli envolveu referências de design antiquado para a figura de Vénus. A sua postura despretensiosa e os cabelos longos e claros parecem uma escultura tradicional. Os seus cabelos ondulados e as suas vestes incham como o oceano, enquanto o seu corpo e o da sua empregada de limpeza parecem flutuar.
A obra de arte foi pintada em material, outro meio utilizado para realçar composições destinadas a propriedades em vez de palazzi. Durante o Renascimento, a utilização de materiais era um indício de riqueza e posição social. O material foi sobreposto após a pintura. Isto deu um brilho brilhante às flores, à pele e ao cabelo das figuras, à concha e a partes da cena.
Vénus de Ticiano
O encosto nu era uma famosa figura de retórica Mulheres lindas nuas nas telas renascentistas. No entanto, a Vénus de Urbino de Ticiano não é exatamente igual a outros nus recostados, uma vez que ela olha descaradamente para o observador. O seu olhar penetrante acolhe o exame e incita o desejo, mesmo 10 anos após o acabamento da tela. Ticiano montou o seu trabalho em relação à Vénus em repouso de Giorgione, no entanto numa postura bastante notável e com a expansão dos seus caninos (um indício de fiabilidade).
A utilização competente das pinceladas por Ticiano realçou a verdadeira tentação das suas fotos de corpos femininos nus. Os seus pequenos traços misturam-se para imitar o aspeto ideal, enquanto a sua pincelada livre recomenda um corpo flexível que cede ao toque. Esta obra reflete também os complicados trabalhos sociais sobre o entrelaçamento do casamento, da sexualidade e da beleza das mulheres na Itália renascentista. Foi pintado para pendurar numa guardaoba ducal – uma cómoda intrincada utilizada para guardar pertences individuais e servir de recurso para obras de arte. A Vénus de Urbino é possivelmente a obra mais notável de Ticiano e uma pedra angular do padrão de artesanato.
A camisola de Fragonard eliminada
Jean-Honore Fragonard (1732-1806) teve sucesso na pintura de cena, estrita e classificativa, mas talvez fosse mais popular pelas suas cenas cuidadosamente em tons pastel de adoração, libertinagem e sedução sugestiva. A Camisa Eliminada é uma obra de arte do Extravagante que, apesar do seu inegável encanto sexual, também contém numerosos pensamentos complicados sobre as ligações humanas.
Padiyar investiga esta sensualidade considerando o cenário da obra, exercícios e pequenas subtilezas que aumentam a tensão e instigam o observador a pensar na ligação entre as pessoas, o homem e a natureza e até o próprio tempo. Assume que as obras de Fragonard elevaram as imagens sexuais de uma forma tão discreta que deram numerosas camadas académicas que as diferenciaram dos diferentes pintores do período.
O Wallace retomará em breve o The Swing após os trabalhos de preservação. A obra será então protagonizada por uma exposição de Wallace sobre Fragonard e os seus pares, destacando as outras sete composições Extravagant da Galeria do artesão, bem como créditos externos. A mostra investigará como os artesãos representavam nus de diversas classes sociais e épocas.
Vénus de Manet
Embora a pintura de Olympia de Manet estivesse anteriormente exposta no salão de Paris, suscitou alguma excitação. Não foi a primeira vez que surpreendeu multidões com as suas composições realistas de mulheres nuas, mas este trabalho foi particularmente completo. Manet retratou uma trabalhadora sexual em toda a sua grandeza exposta e imprópria e a alta sociedade ficou escandalizada.
Manet compilou a sua obra de arte em relação à Vénus de Urbino (1538), de Ticiano, mas despojou-a de toda a importância representativa. Ao contrário de uma deusa sedutora vestida de acordo com o folclore, a Vénus de Manet é uma senhora com comportamento.
Manet também alterou profundamente as imagens nos bastidores, substituindo o canino (uma imagem de devoção) por um felino escuro que foi decifrado como uma marca de prostituição. Assim, sabotou distintamente o significado sexual habitual do impedimento de exibição de Ticiano e demonstrou a forma como uma mulher nua poderia ser utilizada.
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